top of page

Atenção, empreendedora(o): a NR1 vai ser cobrada a partir de maio – e tem tudo a ver com ESG!

Se você é dona(o) de um pequeno negócio, talvez nunca tenha ouvido falar da NR1. Mas acredite: ela vai bater na sua porta a partir de maio de 2025, e é melhor se preparar agora para não correr riscos e, melhor ainda, usar isso a seu favor.


O que é a NR1?

A NR1 é a Norma Regulamentadora que trata das obrigações gerais de segurança e saúde no trabalho. A partir de maio, todas as empresas com pelo menos um funcionário com carteira assinada terão que implementar o PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos).


Mas calma, não precisa se assustar. Essa norma serve para garantir que o ambiente de trabalho seja seguro e saudável — e isso é bom pra todo mundo.


O que muda na prática?

Você vai precisar:

  1. Identificar os riscos no seu negócio (químicos, físicos, emocionais, ergonômicos...).

  2. Criar um plano para controlar ou eliminar esses riscos.

  3. Registrar essas ações num documento simples (o PGR).

  4. Manter esse plano atualizado e disponível em caso de fiscalização.


E o que isso tem a ver com ESG?

Tudo!


A letra S do ESG fala de responsabilidade social, bem-estar das pessoas, valorização dos trabalhadores. Cumprir a NR1 é uma forma prática e objetiva de mostrar que você se importa com quem trabalha com você. E mais: demonstra compromisso com a governança (G), porque está cumprindo a legislação, organizando processos e reduzindo riscos jurídicos.


Ou seja: cuidar da saúde e segurança da sua equipe também é fazer ESG de verdade.

Dica de ouro pra pequenos negócios:

Você não precisa complicar. Existem consultorias e modelos simplificados do PGR específicos para micro e pequenas empresas. E sabe o que mais? Mostrar que você cumpre a NR1 pode ser um diferencial competitivo. Sim, mesmo sendo pequeno(a). Porque mostra seriedade, respeito e consciência – e isso fideliza clientes, parceiros e até abre portas para crédito.


Conclusão:

Não deixe pra última hora. A NR1 é lei e, além de evitar multas, ela pode ser o empurrão que faltava pra você colocar de vez a agenda ESG no dia a dia do seu negócio.

Se quiser ajuda pra entender isso melhor, fala comigo. Vamos juntas(os) construir um negócio mais seguro, justo e sustentável.

1 Comment


pp50501
Apr 16

Acredito que a implantação do ESG é mais que cumprir uma norma, é organizar a empresa e obter mais clientes, reduzir custos, equipe mais engajada e devido tudo isso, TERÁ COMO CONSEQUENCIA MAIS LUCRO.

Like

Adélia Galantini

Formulário de inscrição

Obrigada

31995426200

  • Facebook
  • Instagram

©2021 por Adélia Galanitini, Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page